10 de fevereiro de 2015

LIÇÕES DA SOCIEDADE DO APTO 304

Olá, querido leitor.
Não sei se você sabe, mas no final de 2014 realizei meu recital de formatura no bacharelado em flauta pela Universidade Federal de Santa Maria, e agora estou prestes a retornar a morar em Santa Catarina.
Esta semana retorno para Santa Maria/RS, para realizar a mudança de meus móveis e entregar a chave, do apartamento que foi meu 'lar doce lar', durante os quase 6 anos que lá vivi.

Em meio a mudanças e novos projetos, muitos desafios vão se desabrochando na velocidade em que as ideias mudam e/ou amadurecem. Além do livro que estou a escrever, tenho trabalhado muito em alguns projetos, que certamente, se eu for explicar seus meandros aqui neste texto, ocuparei este, e com certeza mais dois posts inteiros, portanto, vou resumir: Tratam-se de, a construção e publicação de mais um livro (que já tenho esboçado), a elaboração da programação do Diálogo Transversal, que será lançado no dia 22 deste mês, estou também, desenvolvendo alguns projetos relacionados ao ensino de música, tanto no âmbito da educação musical escolar, quanto no âmbito da performance, além de três eventos ao vivo, que realizarei aqui em Santa Catarina, um do Matrola.flutes, um do Diálogo Transversal e outro no âmbito educacional sob direção do Portal Novos Ventos, ou seja, bastante trabalho e desafios para 2015.

Nesse furacão de projetos que circulam freneticamente pelas entranhas de minha mente, lembrei-me de um dos ensinamentos mais significativos para mim, o qual elaborei no período áureo da Sociedade do apartamento 304, intitulado de "cinco contra um" (5:1).

Não vou me estender aqui, em explicar como toda essa filosofia de prática diária começou, e da qual hoje, é parte fundamental em minha, e que contribui muito no modo de como conduzo meus dias, principalmente com relação as tomadas de decisões em momentos de turbulência emocional, mas vou dar uma leve explanada.

Pois bem, o "cinco contra um" (5:1), trata-se da lucidez de cinco virtudes diárias que você irá ter de assumir todos os dias de sua vida; talvez você precise de apenas um, todavia, você poderá precisar 'utilizar' mais que um, quiça todos, num mesmo dia; são eles: Coragem, Sacrifício, Paixão, Persistência e Paciência.

Diariamente, indiferente do contexto onde você está inserido e da sua condição financeira, você precisará 'utilizar' uma dessas cinco virtudes, ou como já disse, talvez todas.
Pode ser na fila de um banco, onde sua paciência poderá estar querendo ir embora, ou num projeto, estudo, ou seja lá o que for que necessite de habilidades, sejam elas, intelectuais ou físico/motoras, e que você poderá a vir precisar de um pouco mais de persistência, ou de repente sacrifício, trocando seu final de semana em prol da lapidação de tal habilidade, ou na aquisição intelectual para uma determinada prova que está por vir, enfim... São cinco virtudes contra um, que é você.

"Cinco contra um" (5:1) é o nome que dei para a prática diária que aplico desde os primórdios da Sociedade do Apartamento 304, onde de lá pra cá, tem tornado os meus dias, principalmente nesse momento, menos massantes e fadigantes, pois ao perceber que indiferente do que eu esteja fazendo, existem mazelas e dificuldades intrínsecas que catalisam o estresse, e são nesses momentos, que redireciono minha lucidez para o "Cinco contra Um"...

Espero que essa lição filosófica tenha contribuído para ti, e que possas ter assim como eu, a lucidez de que em nossas batalhas diárias, seremos apenas, Cinco contra Um!

Um forte abraço,
Del Lima Jr

Nenhum comentário: